terça-feira, 12 de abril de 2011

Tecnologia

Sete dicas para aumentar a produtividade com o Android

Aprenda a explorar atalhos e outros recursos do sistema para torná-lo uma usina de produtividade.

Quando você pensa no sistema Android, certamente "produtividade" não é a primeira palavra que vem a sua mente, não é?
Pois bem, saiba que não é preciso migrar para a linha RIM (BlackBerry), Windows Phone 7 ou outra plataforma para poder dar conta de algumas tarefas; sejam estas profissionais, ou não.
Nas sete dicas a seguir, você poderá observar maneiras de personalizar o processo de navegação no sistema Android. Assim, será possível acessar seus arquivos multimídia e aplicativos favoritos de maneira mais rápida e eficiente.
Antes de mais nada, saiba que os testes a seguir foram executados usando um Motorola Atrix 4G munido a Android 2.2.1 – algumas funções podem não estar disponíveis para todos os dispositivos.
1. Personalizar as áreas de trabalho
É, sem sombra de dúvida, uma das maneiras mais fáceis de deixar o sistema do seu jeito. Também permite acessar os aplicativos mais usados em questão de segundos. Qualquer item do menu pode ser movido para uma das áreas de trabalho.
O processo é simples. Para mandar um atalho de qualquer aplicativo do menu para a área de trabalho, basta pressionar o ícone do aplicativo por uns dois segundos, até o ícone ficar envolto em uma sombra colorida. Assim que o sistema entender que você deseja mover o aplicativo para a área de trabalho, a janela do menu irá sumir e o ícone será posicionado na área em que o usuário estava, antes de abrir a janela do menu.
Se desejar transferir o atalho para outra área de trabalho - por padrão, são cinco, na versão Android 2.2 – é necessário pressionar levemente o ícone por pouco tempo, até ele ser selecionado e então arrastá-lo até o local desejado na tela ou até outro espaço dos cinco ambientes disponíveis.
Não quer mais aquele ícone em nenhuma área de trabalho? Mandar os atalhos para o lixo requer a mesma operação: selecionar e arrastar para a lixeira.
2. Criar widgets
Um dos recursos mais inteligentes do Android é a possibilidade do usuário criar widgets (miniaplicativos) que ficam expostos em uma das áreas de trabalho e se atualizam de forma automática. Dessa forma, não é necessário abrir os aplicativos para saber se houve ou não alguma atualização.
Criar esses ícones é absolutamente rudimentar. Basta manter uma área livre de qualquer ícone pressionada por algum tempo e selecionar widgets no menu que será apresentado. De lá, o usuário será levado até uma lista de aplicativos que podem ser transferidos para a área de trabalho.
Ao usuário serão apresentadas duas listas de widgets possíveis: os de terceiros e os do núcleo do sistema. Dependendo do modelo de seu aparelho, a nomenclatura desses widgets irá mudar. No smartphone usado para esse artigo, o menu de widgets apresenta as opções da Motorola.
Não são todos os aplicativos para Android que oferecem a opção de widget. Vale a pena verificar quais dispõem dessa funcionalidade.
3. Crie atalhos de sites na área de trabalho
Da mesma forma que é possível posicionar widgets na área de trabalho, o usuário pode colocar atalhos para as páginas da Internet que acessa frequentemente. Assim,  elimina-se a necessidade de abrir o navegador e digitar nas teclas minúsculas o início de cada URL desejada.
Sim, é possível configurar alguns browsers mobile para, assim que forem executados, irem para uma série de endereços, mas ainda requer, no mínimo, um clique a mais. Em tempos de economia e experiência de usuário em alta, vale a pena criar esses atalhos.
Para criar esses atalhos, navegue até a página que deseja marcar como favorita e acione o menu do browser. Na opção “more” (mais) você verá o item “create shortcut” (criar atalho). Basta selecionar essa opção e pronto: o ícone com o atalho vai para a seção da área de trabalho que estava aberta quando você entrou na web.
4. Alternar entre aplicativos recentes
Uma das melhores maneiras de visualizar quais aplicativos foram usados recentemente, é pressionar o botão da Home do Android. Normalmente esse botão é em forma de uma casa. Mantê-lo pressionado por alguns segundos, vai abrir uma janela, em que são exibidos os ícones dos aplicativos em execução ou usados há pouco.
Ao selecionar qualquer um deles, ele será executado novamente.
5. Consolidar áreas de trabalho
Com o Android, é possível visualizar todas as áreas de trabalho de uma vez só em forma comprimida. A maneira que cada dispositivo usa para essa opção varia fortemente de aparelho para a aparelho.
No Atrix, por exemplo, basta eu pressionar por alguns instantes o botão circular do menu de aplicativos para ter essa visão.
Já em um HTC Droid Incredible, munido do Android 2.2, é necessário dar um duplo toque no ícone da Home, não no botão exposto no display, e, sim no ícone posicionado na barra inferior do aparelho.
6. Crie pastas personalizadas
Depois de ajeitar as áreas de trabalho de seu Android com os aplicativos preferidos e atalhos, possivelmente você sofrerá da falta de espaço nos ambientes diferentes. A não ser que adicione mais e mais áreas de trabalho ao display, essa escassez é praticamente certa. Para contornar isso, o usuário de Android tem a possibilidade de criar pastas e, dentro destas, colocar os atalhos criados.
Basta manter um pedaço da área de trabalho livre pressionada por alguns segundos. Assim que o menu abrir, selecione a opção “folders” (pastas). Você verá que um ícone em forma de pasta suspensa será exibido na área de trabalho. Arraste os atalhos e aplicativos para dentro dessa pasta, crie um nome apropriado para o diretório e voi lá, um diretório com os aplicativos de fácil acesso estará em seu display.
Atenção: Nem todos os itens podem ser movidos para uma pasta. Determinados widgets se recusam terminantemente a entrar em qualquer pasta.
7. Personalizar o duplo toque na tela
Em alguns aparelhos Android, incluído aí o Atrix 4G da Motorola, permitem que o usuário configure a reação do sistema ao duplo toque na tela. As opções são variadas: desde abrir a câmera, a exibir o discador ou a galeria de arquivos multimídia.
Para configurar essa opção, acesse, no menu de configurações do sistema, o item “Aplications” (aplicativos) e, descendo pelas opções, selecione o item “Double tap home launch”. Dentro dele, o usuário poderá definir de que maneira o sistema deve reagir ao duplo toque na interface do sistema.

2 comentários:

  1. parabéns pelo post com o título: Sete dicas para aumentar a produtividade com o Android, que de grande valia para um blogueiro, valeu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelo convite de amizade e aproveito para seguir suas noticias para trocarmos informações,
    abçs e tenha uma ótima quarta-feira,
    Marivan

    ResponderExcluir