domingo, 10 de abril de 2011

Tecnologia

O que as ações da Microsoft com o IE 9 significam para você

A empresa cortou o suporte do IE 9 ao Windows XP, mas está investindo na portabilidade; está na hora de migrar?

O Internet Explorer da Microsoft tem causado impacto no setor de browsers ultimamente. Isso pode ter implicações, esteja você no campo do IE ou não, por causa da afirmação da Microsoft, feita na semana passada, de que pode não tornar o IE 9 compatível com Windows XP.

Enquanto isso, a parcela de mercado dos novos browsers cresceu para 3,6% em março, após o recente lançamento do Firefox 4 e do Chrome 11, que possuem parcelas de 2,8% e 0,43% respectivamente, de acordo com a Net Applications, uma empresa de análise.

A Microsoft provavelmente irá provocar a ira de seus usuários ao não permitir que o novo navegador da empresa funcione com Windows XP, mas esta decisão mostra também que a companhia está focando seus esforços de desenvolvimento em futuras aplicações para o navegador para PC que sejam compatíveis com outros dispositivos.
A maioria dos usuários irá utilizar Windows 7 e Vista “dentro de alguns anos” de qualquer maneira, de acordo com a Net Applications. Enquanto isso, os desenvolvedores da Microsoft estão se preparando para quando isso acontecer e estão, provavelmente, canalizando seus esforços no IE9 para PCs e suas sinergias com a aplicações no espaço móvel.

Mobile na mira
Um exemplo recente das ambições da Microsoft em trilhar em direção ao mundo móvel foi a declaração da empresa em março deste ano, afirmando que a última versão beta do System Center Configuration Manager 2012 possui suporte para dispositivos Android, Symbiam e iOS, assim como Windows Phone 7 (ainda não incluiu O Blackberry da RIM).
Em fevereiro, a Microsoft anunciou que os celulares Nokia iriam adotar o sistema operacional Windows Phone, criando possibilidades de uma compatibilidade maior entre plataformas PC do Windows e smartphones da Nokia; desenvolver apps baseados em web para o IE9 e dispositivos móveis será muito mais fácil sem o Windows XP no mesmo caldeirão do PC.

Mas o que isso vai significar para usuários que não usam nenhuma versão do IE ou que não se importam muito com Windows? Não muito, imediatamente, apesar de alguns benefícios indiretos. Por exemplo, se o IE mantiver o aumentar sua parcela majoritária de mercado no browsers, isso torna os navegadores ditos como alternativos menos atrativos aos criadores de malwares, que visam o maior número possível de usuários.

Sugiro enfaticamente que usuários optem pelo Firefox ao invés de qualquer outra versão do IE que já tenha sido lançada, e por inúmeras razões. Acho as configurações de segurança do Firefox mais fáceis de serem gerenciadas e usadas em comparação ao Internet Explorer. Além disso, o navegador da Mozilla é muito mais simples de ser utilizado.

No pior dos casos para a Microsoft, seus esforços no mundo da portabilidade podem ser um fracasso e relegar o suporte do IE 9  no Windows XP ao ostracismo pode afastar mais ainda os usuários, que ficarão longe da linha de produtos da empresa.
Aqueles que já abandonaram o Internet Explorer e escolheram outros navegadores obviamente não sentirão a menor diferença. A Microsoft pode ainda desenvolver alguns apps para o IE que serão compatíveis com aplicativos móveis, porém não dá para contar com isso com certeza absoluta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário